Durante visita a hospital, deputado lamenta por governo de MT deixar UTIs ficarem super lotadas e profissionais de saúde morrerem no trabalho 

A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá dispõe de 40 UTIs adulto,10 UTIs infantil, 27 enfermarias e todas estão lotadas.  

O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), visitou na manhã desta sexta-feira,(26/06) o hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Durante a visita, que teve como objetivo fiscalizar e entender como está a real situação do enfrentamento ao Covid-19 na unidade hospitalar,  o parlamentar tomou conhecimento que os efeitos da pandemia do novo coronavírus, está atingindo, drasticamente, além da sociedade, o quadro de funcionários do Santa Casa, que tem sofrido baixas alarmantes.

De acordo com os relatos da diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Dourado Neves, uma das grandes dificuldades do setor de saúde de Mato Grosso é a falta de pessoas para trabalharem na linha de frente no combate ao novo coronavírus, pois todos os dias o sistema de saúde está sofrendo baixa em seu quadro de profissionais.

” Aqui temos casos de profissionais que estão há quatro meses sem contato com os filhos, com problemas psicológicos, tomando medicamentos, colegas que perderam familiares e até a própria vida para a doença e não é todo profissional que está habilitado para manusear um respirador. Por isso os trabalhadores que atuam na área acabam ficando sobrecarregados e doentes”, lamentou Patrícia.

A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá dispõe de 40 UTIs adulto,10 UTIs infantil, 27 enfermarias e todas estão lotadas.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, estão afastados do trabalho 1.504 servidores da Saúde por fazerem parte do grupo de risco (maiores de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas).

Em toda a rede de saúde do município estão afastados 208 médicos, 96 enfermeiros, 153 auxiliares de enfermagem e 140 técnicos de enfermagem. Este número não inclui os servidores que estão afastados temporariamente por contraírem a Covid-19.

“Parabéns aos profissionais da saúde da Santa Casa, que estão sendo verdadeiros guerreiros na tentativa de salvar vidas. Com relação ao governo do estado, infelizmente, fica o sentimento de tristeza por permitir que nossas UTIs estivessem super lotadas antes do pico da pandemia do Corona Virus” disse Nascimento durante a visita.

O parlamentar ainda ressalta, “diante do crescimento dos casos do coronavírus, em Cuiabá e em todo o Estado,  peço a colaboração e o empenho de toda a população para, não aumentar ainda mais a superlotação nos hospitais, não deixar de usar máscara, fazer a higienização com álcool em gel, manter o isolamento social, evitado aglomerações, e sair apenas para realizar tarefas estritamente necessária”, pediu o deputado.

Por Gabriela Von Eye

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Feito com muito 💜 por go7.com.br